Novidades


Brevemente mais novidades ...



quarta-feira, 27 de Maio de 2009

Almoço convívio “Festas de Santa Sofia”



A Associação dá os primeiros passos, e como prova disso tivemos no passado dia 24 de Maio de 2009 um almoço convívio
em Pinhal Vidal - Corroios, organizado pela Comissão de Festas.



Artigo retirado do Blog http://festasdesantasofia.blogspot.com/


Texto: José Morais
Fotos: Helena e José Morais
A pouco mais de três meses dos tradicionais festejos em Honra de “Santa Sofia”, os sinais de festa começam já a sentir-se no ar, e como prova disso, foi o grande almoço convívio realizado em Pinhal Vidal, Corroios no dia 24 de Maio, pela nova Comissão de Festas, um apetitoso “Porco no espeto” e não só, deliciou cerca de centena e meia de Salvadorenhos, e alguns amigos.
Dar nova vida às tradicionais “Festas de Santa Sofia”, é um dos principais objectivos da nova Comissão de Festas, a qual está finalmente legalizada, já que faz parte da novíssima Associação “Amigos de Salvador” que recentemente foi constituída, e que muito promete no futuro fazer em prol do Salvador, onde actualmente existe sem dúvida alguma carência em diversas actividades sócio-culturais, por isso, e como é importante esta nova Associação para a nossa aldeia, a mesma foi pensada em todos, tendo o projecto pernas para andar, deixando como sugestão a todos aqueles que ainda não se fizeram sócios, que o façam.


E voltando ao nosso almoço festa, num domingo que acordou com muitas nuvens, mas onde o São Pedro até ajudou, substituindo a chuva pelo Sol. Em Pinhal Vidal bem cedo começou a movimentação para o almoço, o porco foi preparado, e pelas 8 horas lá começou às voltas no assador. Mesas montadas, o pão, o vinho, os aperitivos, as diversas bebidas, um sem número de delícias era preparada para os convivas, os quais foram começando a chegar pelo meio-dia, em especial os Salvadorenhos que vieram de autocarro da nossa aldeia, cedido pela Câmara Municipal de Penamacor, em colaboração com a Junta de Freguesia de Salvador, ao qual a Comissão de Festas desde já agradece, já que proporcionou a vinda de quase 60 pessoas, vieram até Lisboa, tiveram a possibilidade de terem um belo passeio, com uma breve visita também até à praia, não para o banho, mas para conhecer.
Pelas 13 horas dava-se inicio ao petisco, algumas entradas, um arrozinho fingido tipo cabidela, o tão desejado porco no espeto, o tradicional caldo verde, o pão tradicional de Salvador, uma boa pinga, e muitas outras coisas.
O convívio valia, os convivas eram participativos, existindo uma grande animação, onde não faltou o tradicional acordeão, as musicas tradicionais, e a evocação ao salvador, que pode ser recordado no pequeno vídeo no inicio deste espaço.
E como inovação e novos desafios são os motivos desta comissão, a mesma tentou arranjar mais alguns fundos para os festejos, e fez alguns sorteios, o primeiro foi uma bicicleta, que a roleta contemplou o Nuno Lucas.









Também uma das contempladas foi a Regina com um telemóvel. Mas, ainda existiram outras lembranças, e a Comissão tinha mais 14 sorteios, os quais foram feitos pelas tradicionais rifas de “Santa Sofia” que este ano vai sortear a 14 de Setembro um computador, uma bicicleta e um forno, e quem adquiriu no dia do almoço, ficou assim habilitado a algumas lembranças, e ao sorteio final, existiram sem dúvida momentos grandes, alguns nervos, muitas emoção, e até muita sorte para quem até estava renitente em comprar uma rifa, imaginem só, o nosso conterrâneo Manuel Silva,






não ganhou apenas 1 premio, mas sim 3, ele nem queria acreditar. A comissão ainda fez alguns leilões, algumas garrafas oferecidas foram leiloadas, originando assim mais alguns fundos para os festejos.
Neste primeiro almoço convívio, foram sem dúvida muitos os que participaram, mas, alguns se destacaram, e no meio de todos fui descobrir duas pessoas, uma, que nos últimos tempos passou de um desconhecido, a popular,




o nosso conterrâneo Rui (Pelintra), como é mais conhecido, o homem dos milhões que discretamente me dizia, “isto está bom, assim vale a pena”. Mas, a curiosidade era muita, e imaginem lá caros conterrâneos, quase com 100 anos, ou seja, no dia deste almoço que se realizou a 24, daqui por 7 meses apenas, a 24 de Dezembro,



o nosso conterrâneo José Marques, o homem mais velho do Salvador, também ele quis marcar presença neste convívio, e apesar da sua bonita idade de 99 anos e 1/2, estava sem dúvida bem fresco, bem rijo, bem-disposto, como um rapaz de 30 anos, mas também ele me confessou, que ali em Pinhal Vidal era a primeira vez, mas já tinha vindo muita vez a Lisboa, e ainda me dizia-me, “é bom estas festas, e as festas de Santa Sofia são muito lindas, melhores do que no meu tempo”.
São estas palavras que motivam, e são palavras destas de apoio que a nova Comissão necessita, este primeiro “Almoço convívio” foi um dos primeiros de muitos, a apreciação geral e global do mesmo foi positiva, tomando em conta as condições com que se iniciou, e a altura em que foi pensado, futuramente iremos tentar melhorar, corrigindo algumas falhas, por agora, queremos deixar os nossos agradecimentos a todos que nos apoiaram, que colaboram, e estiveram presentes, da nossa parte, eu e o amigo Amílcar que tentamos neste convívio mostrar que se pode dar vida nova aos “Festejos de Santa Sofia”, por isso, convidamos todos os Salvadorenhos e Amigos de Salvador, a participarem no próximo convívio a realizar brevemente em Julho desta vez na nossa aldeia.
Estejam assim atentos, ao órgão oficial o blog “Festas de Santa Sofia”, e a todas as novidades que brevemente teremos da nossa festa, deixando agora para finalizar, as fotos para recordar os bons momentos deste grande dia de convívio realizado em Pinhal Vidal, em 24 de Maio de 2009.

Publicamos ainda a lista dos números sorteados das rifas de “Santa Sofia” com prémio duplo especial (almoço) que não foram levantados durante o sorteio, desta forma, os números abaixo mencionando devem de ser reclamados até ao próximo dia 24 de Junho, caso o não sejam, os prémios revertem a favor de outros sorteios realizado nos festejos.
1º Prémio nº. 3604, 13º Prémio nº. 2812, 14º Prémio nº. 3836
Bem hajam…

1 comentário:

  1. SUGESTÕES PARA AS VOSSAS CONCEITUADAS FESTAS DE 2010: LUCAS & MATHEUS,
    LÉO & LEANDRO, AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON E BANDA CORAÇÃO SERTANEJO.
    Consultem os sites: www.lucasematheus.com, www.leoeleandro.com.pt e
    www.ivason.com. Contactos: ANTÓNIO LOPES 913729192 / 960195669 /
    224041482 / e-mail: antonio.alproducoes@gmail.com. Se solicitado enviaremos as respectivas tabelas de preços. Muito agradeço o favor
    de acusarem a recepção deste texto e de o direcionarem para o respetivo pelouro, obrigado. Cumprimentos.

    ResponderEliminar